Auditoria Contábil e Auditoria Financeira: quais as principais diferenças? - Evolução Auditoria e Consultoria | Soluções exclusivas para seu negócio
19
jun

Auditoria Contábil e Auditoria Financeira: quais as principais diferenças?

O processo conhecido como auditoria consiste na avaliação das atividades que são realizadas em uma organização. Seu principal objetivo é identificar se há erros no processo e se tudo está de acordo com as normas que são pertinentes ao segmento.

No blog de hoje a equipe Evolução, separou algumas características para você entender de uma vez por todas, quais as principais diferenças entre a Auditoria Contábil e Auditoria Financeira.

Auditoria Contábil

A Auditoria Contábil é responsável por analisar toda a atuação contábil de uma empresa. Com técnicas específicas ela é a responsável por analisar dados, registros contábeis, extratos e demonstrações financeiras que proporcionam um parâmetro geral da situação financeira atual.

Por meio deste processo, o auditor pode realizar comparações entre os meses para identificar possíveis fraudes e irregularidades. Isso significa que empresas que exercem a auditoria contábil estão à frente no quesito transparência e prevenção, já que sua informações são concretas e acessíveis aos responsáveis.

Além do processo de análise, é de responsabilidade do auditor identificar problemas que possam comprometer o patrimônio e também, auxiliar empreendedores na viabilidade de investimentos.

Confira outros benefícios da Auditoria Contábil

  • Auxiliar em processos administrativos
  • Adequar a demonstração contábil
  • Assegurar a veracidade dos dados e informações
  • Possibilita solidez para a empresa e para a economia.

 

Auditoria Financeira

Na Auditoria Financeira, sua base consiste na certificação de que o saldo apresentado é o mesmo aos valores disponíveis fisicamente. Em sua atuação, o auditor analisa e certifica se o controle interno entre o contas à pagar e receber é saudável e coerente. Ou seja: de que a empresa não gasta mais do que tem.

Também é de responsabilidade do auditor, analisar as aplicações da empresa e entender se as mesmas são saudáveis para a organização.

Neste processo, a auditoria financeira também avalia todos os processos que envolvem a organização: transferências, processos administrativos, pagamento e recebimento de fornecedores e a adimplência dos compromissos.

Confira outros benefícios da Auditoria Financeira

  • Fiscalização de movimentações
  • Identificação de falhas em processos internos
  • Organização e controle financeiro que corresponde à redução em erro de pagamentos desnecessários
  • Segurança para tomada de decisões

Resumindo, a auditoria contábil consiste na avaliação das demonstrações e leis contábeis, enquanto a auditoria financeira compete ao controle financeiro que pode ser contábil, administrativo e operacional.

 

E você? Precisa de alguma dessas soluções? Entre em contato hoje mesmo com a equipe Evolução e encontre a estratégia ideal para o seu negócio.

 

Precisa de ajuda? Fale conosco!