A Auditoria em operadoras de planos de saúde
A Auditoria em operadoras de planos de saúde tem ganhando um amplo espaço nos últimos anos. Isso porque, sua atividade assumiu um novo papel, possibilitando um relacionamento mais eficiente entre empresas de planos de saúde e seus beneficiários. O que implica em uma ótima alternativa para recuperar os grandes índices de reclamações e ações judiciais que essas operadoras recebem anualmente.
Além de aprimorar a comunicação, o trabalho de auditoria neste segmento consiste em análises de demonstrativos financeiros, análise de balanços patrimoniais, avaliações de desempenho, adequação nos processes de atuação. Também na revisão dos resultados apresentados.
Neste processo, as contas médicas de prestadores de serviços também são revisadas, a fim de identificar possíveis fraudes, má administração, diagnósticos incorretos e intenções fraudulentas.
Confira os 3 tipos de auditoria em prestadoras:
- Auditoria prospectiva: tem por objetivo analisar os processos e atividades a serem realizadas de modo preventivo;
- Auditoria retrospectiva: analisa processos, falhas e êxitos já realizados pela operadora;
- Auditoria concorrente: analisa processos e eventos que envolvem beneficiários ativos.
É comprovado que grande parte dos procedimentos no setor de saúde são desnecessários. Por isso, assim como em todas as auditorias especializadas, o recomendável é que os processos de verificação sejam realizados de forma preventiva. Antes mesmo da ocorrência.
Submeter sua operadora em auditorias periódicas preventivas, resulta em economia, relacionamento aprimorado e aumento no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Eles oferecem o ranking das empresas mais reclamadas anualmente. Eliminando multas, suspensões e gastos com longos processos judiciais.
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