O que é Due Diligence?
O mundo dos negócios é versátil e está sempre em transição.
Por isso, é comum que aconteçam aquisições e vendas, sejam elas por outras empresas da área que desejam aumentar seu alcance e lucratividade ou somente por um investidor.
Mas este tipo de negociação envolve altas quantias de dinheiro e, muitas vezes, apostas em mercados diversos ou pouco conhecidos, fazendo dela algo que pode trazer grandes riscos para o comprador e investidor.
Por isso, este tipo de compra ou fusão só pode ser feita através de uma pesquisa completa, longa e complexa que garanta os benefícios para o investidor e o atingimento das metas a curto e a médio prazo.
E é neste contexto que surge a Due Diligence.
Due Diligence é o termo em inglês que pode ser traduzido de forma literal para diligência prévia.
Ele consiste na avaliação completa da situação da empresa a ser adquirida para verificar qual é a real situação no momento do fechamento do contrato. Isto é, uma análise financeira mas que também avalia a ordem tributária.
Nos últimos anos, com o aumento de empresas sendo vendidas e compradas e também nos casos de corrupção envolvendo estes processos, este tipo de investigação na ordem tributária e uma análise financeira profunda faz-se ainda mais necessária para qualquer investidor.
Uma Due Diligence só pode ser feita por profissionais altamente treinados, capazes de encontrar, até quando se deseja esconder, todos os indícios que apontam para problemas ou resultados realmente positivos.
Como a Due Diligence é realizada?
O processo envolve uma investigação completa e uma auditoria em todos os aspectos da empresa.
São avaliados todos os dados fundamentais da empresa: valores reais, ativos, estruturas societárias e de acionistas, debêntures, certidões negativas e o histórico total da empresa, inclusive mudanças, alterações de mercados, resultados econômicos e afins.
Também são avaliados todos os aspectos da saúde contábil e financeira do negócio, ou seja, situação fiscal além de possíveis problemas ligados às questões econômicas, sociais, ambientais e jurídicas, envolvendo áreas como trabalhista, imobiliária e de propriedade intelectual e tecnológica.
Além disso, os consultores ainda levantam informações a respeito do histórico de atuação da empresa no mercado e sobre a credibilidade perante seus clientes, fornecedores e parceiros.
Todos os aspectos são avaliados para aferir o real valor da aquisição da empresa e quais benefícios podem ser adquiridos em conjunto.
A Due Diligence pode ser feita através da contratação de uma empresa terceirizada, que é a forma mais indicada por especialistas, ou ainda ser realizada internamente, desde que por uma equipe multifuncional e focada nesta única atividade.
É importante salientar ainda que uma Due Diligence pode ser realizada tanto pelo comprador quanto pelo vendedor. Quando é feita por quem deseja vender, desenvolve-se um dossiê que pode ser entregue nas mãos dos compradores interessados para aferir a idoneidade e as vantagens que envolvem a compra.
Quando é realizada pelo comprador, garante a segurança total dos dados e possibilita uma compra mais tranquila e assertiva.